Júlio Magalhães: Ganhador do Prêmio Fotodoc 2023 com o ensaio “Onírico Ferry”
O fotoclubista Júlio Magalhães com sua intrigante série de fotos chamada “Onírico Ferry,” conquistou o Prêmio Fotodoc na categoria Portfolio. Júlio Magalhães não é apenas um fotógrafo talentoso, mas também um contador de histórias habilidoso por meio de suas imagens. “Onírico Ferry” é muito mais do que uma coleção de fotos; é uma viagem emocional através dos recantos da imaginação.
Sobre “Onírico Ferry”:
Uma das ligações entre a cidade de São Luís/MA, única capital brasileira fundada por franceses e patrimônio da humanidade, e o continente é feita por ferryboat, um serviço precário e cheio de dificuldades para o usuário.
Aqueles que rumam para a Baixada Maranhense e para o Litoral Ocidental embarcam em uma viagem pela Baía de São Marcos e, embalados pelas ondas, viajam em sonhos que transitam por suas realidades, pelo mar, pelos céus repletos de aves, até o desembarque do ferry e de seus mundos imaginários. Esse sonhar, que muitas vezes acontece acordado, enquanto se admira a imensidão marítima, funciona como escape das dificuldades diárias, a demora e o desconforto da viagem.
Fotodoc 2023
O FotoDoc – Festival de Fotografia Documental é um evento voltado ao fomento da produção fotográfica documental, marcada por projetos autorais de longo prazo sobre temáticas candentes na cena contemporânea, utilizando recursos técnicos e formais variados.
Em sua segunda edição, que será realizada em novembro de 2023, o festival traz como novidade o Prêmio Portfólio FotoDoc, que busca dar visibilidade a trabalhos e temáticas relevantes para a atualidade. Os ganhadores do prêmio serão expostos no festival ao lado de fotógrafos convidados.