Palestras

Palestra sobre Astrofotografia com Tavares Jr

O ato de contemplar a beleza dos astros e das estrelas sempre causou comoção na humanidade. Durante a pré-história, os povos antigos usavam o céu como calendário para decidir e fazer previsões sobre plantações e colheitas, além de usá-lo igualmente para orientação espacial, desta vez se constituindo num verdadeiro e efetivo mapa para as viagens dos povos nômades. Com o intuito de tentar retratar as maravilhas do cosmos infinito, o fotógrafo Tavares Jr. ministrou para os membros do Fotoclube Poesia do Olhar a palestra “Astrofotografia – caminho das pedras”. O bate papo foi muito produtivo e agradável, alcançando inclusive a duração de 3 horas consecutivas, onde houve apresentação de conceitos gerais, técnicas e sobretudo muita troca de experiência entre os participantes.

Sou um entusiasta e completo apaixonado pela astrofotografia! E a oportunidade que o Fotoclube Poesia do Olhar me proporcionou foi ímpar pois tive chance de apresentar um pouco do meu trabalho nesse segmento. Para mim foi um momento muito leve e que certamente instigou a imaginação de todos aqueles que tiveram a oportunidade de participar do evento. Parabéns ao Poesia do Olhar pela iniciativa e agradeço pelo ensejo ”, disse o fotógrafo Tavares Jr.

Durante a palestra foram abordados diversos temas, iniciando por uma breve fundamentação teórica, origem da astrofotografia, classificação, local ideal, equipamento mais adequado, o processo e técnicas de captura (câmera fixa, afocal, foco primário, projeção de ocular e piggy-back), poluição luminosa, processamento da imagem e, finalmente, a forma mais apropriada de divulgação (Astrobin, Astrometry, etc). Foram apresentadas também exemplo de capturas clássicas da astrofotografia, tais como o registro da lua, do sol, dos planetas, eclipses (lunar e solar), galáxia Via-Láctea, manchas solares, iridium flare (satélites), ISS (Estação Espacial Internacional), constelações, startrail (rastro de estrelas), conjunções planetárias, entre outros.

“A palestra do Tavares, foi maravilhosa, conversamos muito sobre a astrofotografia. Consegui aprender mais sobre essa vertente da fotografia que tanto admirava. E vou colocar em pratica o que ele ensinou.” Relato de Danielle Filgueiras.

Não pode faltar também citações e referências a grandes astrofotógrafos brasileiros, a exemplo de José Carlos Diniz, Carlos “Kiko” Fairban, Daniel Nobre, Rodrigo Andolfato, Pedro Ré (Portugal), entre outros, sendo que alguns deles já tiveram inclusive fotos publicadas pela NASA.

Tavares Jr. é entusiasta da astrofotografia e busca transformar a captura de imagens numa mistura singular de cores e ritmos. Cotidiano, natureza, espaço, tempo, estrelas, contradições…tudo vira fotografia. Atualmente é membro do Fotoclube Poesia do Olhar e da SAMA (Sociedade de Astronomia do Maranhão). Participou de 6 Exposições (5 coletivas e 1 individual) e tem fotos publicadas na mídia em geral (Revista Fotografe Melhor, UOL, Carmen Steffens, Jornal Hoje, O imparcial, Jornal Pequeno e TV Cidade). Ministrou workshops sobre astrofotografia (Shopping da Ilha, SAMA, SciencePub e Poesia do Olhar) e foi vencedor do concurso cultural de fotografia “Da praia à ladeira – Olhares sobre São Luís” promovido pelo Movimento Nossa São Luís em 2013 com a fotografia “Guarnecendo o passado”.

Instagram: @tavaresjrfotografia

Astrobin: www.astrobin.com/users/tavaresjr