Passeios

Visita ao Estaleiro Escola

O Fotoclube Poesia do Olhar visitou o Estaleiro-escola no dia 01 de setembro de 2018, dirigido por Luiz Phelipe Andrés, o Estaleiro-escola, além de sua atividade-fim, oferece cursos profissionalizantes e atividades recreativas à comunidade do Tamancão, funcionando também como um centro de socialização de jovens e adultos.

O Maranhão é o estado brasileiro com maior variedade de embarcações tradicionais, dentre elas diversos tipos de canoas. Essas embarcações ainda são a base do sustento de diversas famílias em várias cidades litorâneas e ribeirinhas. O Estaleiro-escola do Maranhão tenta manter vivas as técnicas tradicionais de construção, hoje ameaçadas por inúmeros fatores.

O Estaleiro-escola, cujo funcionamento remonta à década de 1980, localiza-se no antigo sítio Tamancão, onde, no séc.XIX, funcionou uma indústria de beneficiamento de arroz. Tem como objetivo principal a revalorização do ofício de carpinteiro naval, profissão que, nos últimos anos, vem perdendo prestígio social devido à baixa remuneração dos profissionais, que, comumente, vêm a passar por dificuldades financeiras, o que desestimula os mais jovens a se dedicarem ao ofício.

 

 

Texto: Lenita Estrela